sábado, 9 de abril de 2011

Jovens empreendedores


Bom dia!
Ontem eu li uma reportagem sobre um garoto que, quando tinha 18 anos abriu uma empresa para vender software que havia desenvolvido aos 16 (nerd). E hoje com 23 anos ele comemora o investimento de US$ 200 mil que sua SEGUNDA empresa acaba de receber (nerd fdp!). 
Resolvi escrever esse post pra quem tem vontade de criar negócios, mas não tem coragem de se arriscar. 
Vamos lá..

ATITUDES EMPREENDEDORAS
Mesmo antes de decidir abrir uma empresa, procure vivenciar experiências, como organizar uma festa ou um evento. Comece a se preparar desde hoje: aproveite para estudar sua área de interesse, construir relacionamentos e fazer contatos. Fique atento a idéias que estejam dando certo lá fora e ainda não tenham chegado aqui. Enfim, comece a ter atitudes empreendedoras desde já.

APROVEITE O MOMENTO
Quem empreende aos 20 tem enorme vantagem em relação aos mais velhos por estar vivendo uma fase confortável: ainda não se casou, não tem filhos, quase sempre mora com os pais... Por tudo isso o jovem empreendedor tem todas as condições de focar no negócio e poder arriscar mais: não há nada a perder.

FUJA DOS MODELOS
Os modelos de jovens empresas bem-sucedidas serve de inspiração, mas nao devem ser copiados. Seguir caminhos já traçados não leva ao novo.

LIDERAR UM TIME
o jovem de 20 anos mesmo sem nunca ter trabalhado, consegue liderar uma equipe de 80 pessoas, por exemplo. Isso porque ele é capaz de estabelecer uma relação mais moderna com os funcionários: trata todos como amigo, nao impõe tantas regras, não é preocupado com as questões relativas à hierarquia. E se algo der errado, e precisar demitir metade dos funcionários? Como vai agir? A dica é buscar pessoas mais experientes para fazer parte do time. Elas poderão  ajuda-lo a resolver o problema.

GESTÃO
Existem muito jovens cheios de boas idéias, mas falta o outro lado, a experiência em gestão. O jovem empreendedor precisa aprender a gerir o negócio, e não ficar meramente na expectativa de ganhar dinheiro rapidamente.Mesmo porque ele ainda não sabe direito onde deve investir para fazer a empresa crescer.

FALTA DE FOCO
Eles costumam ter pouca noção de qual é, realmente, o seu produto ou serviço. Querem abraçar o mundo e perdem o foco. E falta de objetivos claros na fase de decolagem da empresa é suicídio. 

UMA IDÉIA NÃO BASTA
Idéia não é sinônimo de empreendedorismo. Precisa ter habilidade para transformar uma idéia em negócio, em algo que dê lucro.

LIBERDADE x CONTROLE
os mais jovens estão tentados a ter seu próprio negócio, não conseguem se imaginar em um emprego convencional, trabalhando das 9h às 18h, mas ao mesmo tempo que prezam a liberdade, sentem falta de controle de prazos. É preciso ter cuidado para respeitar deadlines e passar uma imagem de profissionalismo. 

JUNTAR FORÇAS
Os mais novos costumam ser ingênuos. Acreditam que sabem muito quando, na verdade ainda são muito inexperientes, não conhecem o mercado e podem cometer erros de gestão. É necessário entender que existem muitas coisas que eles ainda não sabem e que, por isso precisam juntar forças com adultos experientes.

Essa reportagem eu vi na revista Pequenas empresas & Grandes negócios, e fica aqui uma dica de leitura pra quem quer se aprofundar no assunto: "Empreenda antes dos 30" de Caio Cezar Pimentel Jr.

Livro - Coleção 101 Maneiras - Empreenda Antes dos 30


2 comentários: