terça-feira, 12 de abril de 2011

Marketing viral


Oii.


Semana passada falei de Mkt de guerrilha, hj o coneceito é um pouquinho diferente. Mkt Viral já é antigo e consiste em passar adiante uma mensagem que “contamine” o receptor e o faça simplesmente passar a mesma mensagem adiante ou fazer isso em conjunto a outras ações. A fórmula que temos  é de passar tal mensagem através de redes sociais e blogs. Parece simples, mas depende de uma boa estratégia e conhecimento dos meios digitais que serão aplicados na ação. Primeiramente, você deve conhecer a rede social que irá utilizar, pois trabalhar com o Orkut é completamente diferente de trabalhar com o Twitter, a começar pelo próprio usuário, denominado target.
Claro que não existe uma fórmula correta como 2+2=4, mas se estudarmos as redes separadamente e aplicarmos criatividade, conseguiremos realizar uma ação assertiva. Segundo é saber explorar corretamente as ações em blogs, principalmente com relação à abordagem dos autores, já que os blogueiros não gostam de ser obrigados por outras pessoas a participar ou escrever sobre a ação.
Exemplo:
A marca de cerveja Heineken promoveu uma ação enviando para os blogueiros (eu não recebi nada!) somente um globo espelhado contendo um barril de cinco litros de cerveja. Em nenhum momento foi mencionado ou pedido uma publicação sobre a campanha em seus blogs.
Globo Espelhado - Heineken
O resultado disso foi que os receptores imediatamente começaram a publicar em seus blogs falando do “presentinho” que receberam da marca, e como conseqüência começaram a disseminar suas opiniões sobre a cerveja.
Dessa forma, vemos então que a ferramenta de marketing viral é fantástica e traz a marca excelentes resultados, porém deve-se tomar cuidado para que o feitiço não vire contra o feiticeiro.
Por fim, tenho que lembrar algo que não é mais novidade quando o assunto é marketing viral. O vídeo, hotsite ou qualquer outra forma utilizada deve ter conteúdo interessante, criativo ou engraçado para que se tenha relevância para o target e ele envie para sua própria rede de contatos.
Vídeos Virais







Nenhum comentário:

Postar um comentário