sexta-feira, 15 de abril de 2011

A simplicidade na criação publicitária


Bom dia!
Esse post eu vi no site Joga o Job, achei interessante e resolvi postar também.


A simplicidade de algumas produções publicitárias podem sim, trazer resultado e divertir ao mesmo tempo. E o que e mais tenho visto, é que, quanto mais simples o produto, melhores tem sido os filmes publicitários.
Será mesmo que é mais fácil comunicar com criatividade, quando temos uma verba milionária para a produção de um filme publicitário? depende do ponto de vista, não necessariamente! 

Criatividade não se compra. É claro, sem desmerecer as grandes produções publicitárias. A questão aqui é outra.
O desafio de se comunicar com simplicidade e eficácia, quando não temos muitos recursos(leia-se verba) é muito maior, e, ai sim, temos que gastar sem medo os únicos recursos que não se compram para uma produção. A criatividade e a estratégia da agência. Principalmente quando estamos falando de um mídia que, além de cara, hoje em dia não é mais o centro da atenções do consumidor. A boa e velha TV, que nos dias de hoje passou de emissora de conteúdo, para alvo de interação entre as novas mídias. Ao contrário do que muitos dizem, a TV não vai morrer, ela apenas está se adaptando aos novos consumidores. A essa nova geração. A geração que já foi "taxada" por letras do alfabeto. O prossumer.
Alvo para interação entre novas mídias?

Exatamente. Hoje o consumidor, além de assistir TV, ele compartilha em tempo real a programação, seja ela boa, ou ruim. É só parar e prestar atenção nas trend topics do twitter, que vamos ver de onde os assuntos são "extraídos". Bom exemplos: #calabocagalvao, #BBB11 e por aí vai.
Este próprio post também serve de exemplo de como a TV está sendo alvo das novas mídias. Se buscarmos em números a quantidade de blogs especializados em propaganda, vamos ver que temos uma "massa" blogueira que contribui para que essa interação, "mídia social e TV", que acontece. Conhecida também como convergência. Algo como, "convergência sócio digital."

O que vamos ter que fazer?  Reinventar a forma de comunicar na TV. E para falar a verdade, acredita-se que a TV vai dar "meia volta", reinventar-se e surpreender o nosso mercado publicitário. E olha,  não só a TV digital. Isso são  apenas as estratégias de mídias integradas que vão ter que ser repensadas a cada dia.

O que tudo isso tem haver com simplicidade na criação?
TUDO. Quando o conteúdo é envolvente, ele é compartilhado. E se for compartilhado, BINGO! Já e um produto "alvo das novas mídias".

Exemplo,  o comercial da marca de ração Pedigreee, que  inspirou a criação deste post, e outro dos cadeados papaiz. Duas criações que com certeza tiveram um baixíssimo orçamento, mas que chamam atenção e divertem. Seja pelo estranhamento ou por causar algumas risadas em quem assiste.

No caso do Pedigree, bastou contar a historinha do "pipoca" e uma boa trilha, para fazer com que um simples comercial virasse  um comercial bonito e emotivo. Afinal de contas, quem narra é o próprio "pipoca". E no comercial do Papaiz, a criatividade não é bem na execução do roteiro, e sim, no conceito criativo diferenciado para "vender segurança". Além do trocadilho feito pelos personagens da animação com a palavra paz.





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